terça-feira, 7 de julho de 2015

Alerta aos pais...

CEROL, uma arma nas mãos de crianças


   Estamos em período de férias e uma das diversões das crianças são as pipas (dependendo da região pode ter outros nomes como papagaio, arraias, pandorgas, etc). Até ai, quase tudo bem...
   O problema, além da não instrução de como e onde brincar com segurança, está no uso do CEROL (ou linha chilena), muitas vezes até mesmo incentivado pelos próprios pais.
  A fabricação, a venda e o uso do CEROL é crime! 

  No Estado de São Paulo, a Lei 10.017 de 1998 proíbe expressamente a fabricação e a comercialização da mistura de cola e vidro moído utilizada nas linhas para pipas, cuja infração do disposto na lei supracitada sujeitará o estabelecimento infrator a advertência pela autoridade competente e em caso de reincidência ao fechamento do estabelecimento. A Lei 12.192 de 2006 proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de pipas. Determina que o não cumprimento da norma acarretará ao infrator o pagamento de multa no valor de 5 UFESPs, e sendo o infrator menor, os pais serão os responsáveis. É importante frisar que legislações parecidas são encontradas em outros estados. (fonte: http://www.jusbrasil.com.br, Por Claudio Mikio Suzuki e Hans Robert Braga).

   Gostaria de sugerir ao pais e até mesmos aos jovens, ou não, que fazem uso desse artifício criminoso que visitassem a página www.facebook.com/cerolnaovocê poderá ver diversas reportagens a respeito, bem como fotos de crianças e adultos mutilados pela "diversão alheia".

  "Cerol Não" é uma Campanha Nacional, um projeto social voluntário com duração indeterminada e não dispõe de nenhuma ajuda financeira governamental. Participe! Divulgue!


Para finalizar, peço que os usuários de cerol e linha chilena imaginem... E se a pessoa acidentada fosse seu filho, irmão, pai, mãe, enfim, fosse seu ente querido?!?!







Nenhum comentário:

Postar um comentário